Castas da Vida: "Dia International Carmenère”

O 24 de Novembro é um dia importante na cultura da enologia, conhecido em todo o mundo, mas especialmente no Chile, grande produtor vitivinícola da América Latina, por ser o "International Carmenère Day”. Curiosamente, esta efeméride partilha o mesmo dia com a Ação de Graças nos EUA. 

Esta celebração teve origem após o 20º aniversário da re-descoberta este tipo de uva, da família da "uva Cabernet". Depois de uma grande Epidemia na década de 60 do século XIX que "arrasou" com a maior parte da produção desta uva na Europa, os produtores europeus começaram a evitar a utilização desta uva na produção dos seus vinhos até aos dias de hoje. Mas ao contrário do que acontece no nosso continente, no Chile, o país dos Andes que beneficia de um clima maioritariamente mediterrânico, esta uva dá-se muito bem. E aí os produtores voltaram a apostar nesta casta, produzindo-se hoje vinhos raros e exclusivos, muito difíceis de encontrar noutras paragens! Com o renascimento da utilização desta uva na América do Sul, os produtores europeus voltaram à utilização desta castas nos últimos anos e vemos novamente vinhos únicos feitos da uva Carmenère.

Estes tipos de vinhos que utilizam a uva Carmenère refletem um exemplo do que nós procuramos apresentar nos nossos packs: vinhos exclusivos de pequenos e médios produtores e dá-los a conhecer às pessoas. Porque estes são diferentes devido à diferença no seu sabor e à forma como o processo de produção corre, um processo que necessita de muito cuidado e ponderação e não uma lógica de produção de “massa” de forma “industrial” onde por vezes não se dá tanta atenção aos pequenos detalhes e pormenores que tanta diferença fazem no resultado final.

Vejam a nossa seleção deste mês e apreciem estes vinhos de pequenos e médios produtores verdadeiramente “exclusivos”e “Unusual”.

Botão Ver Packs

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos