cacho de uvas cabernet franc

Castas da Vida: "Dia International Cabernet Franc”

O “Dia Cabernet Franc” é celebrado todos os anos a 4 de Dezembro. Um dia muito importante na cultura da enologia, por ser o dia da família Cabernet, onde pertence também a famosa uva "Sauvignon". Não confundamos com o “Dia Internacional Carménère”: os nomes até são semelhantes, mas tratam-se de castas bem diferentes, cada uma delas com o seu próprio dia de celebração no mundo da enologia.

A uva “Cabernet Franc” terá surgido em França, onde o nome Franc pode ser disso testemunha (Francos, uma civilização de origem Germânica que dominou a toda a França, partes de Itália e Espanha). Pensa-se que terá começado a ser cultivada na região de Bordeaux a partir do século XVII e que a partir daí se espalhou para outras zonas de França, mais propriamente Fronsac, Pomerol e St. Emillion, outras áreas conhecidas pelos seus fantásticos vinhos.

A Cabernet Franc está entre as 20 variedades de uva mais produzidas do mundo. Esta é muito semelhante à Cabernet Sauvignon, mas brota e amadurece pelo menos uma semana mais cedo. Isto permite que esta uva se dê bem em climas mais frios em comparação com a Sauvignon. Apesar de “nascer” em França já começou a ser cultivada em outras zonas do mundo, principalmente no norte de Itália, Hungria, Croácia, Canadá, Estados Unidos da América e Argentina.

Contudo, em Portugal esta uva ainda é menos utilizada, talvez por termos um clima mais quente com muitos dias de sol e altas temperaturas nos meses de Verão, levando à opção por outras castas.

Feliz Dia Cabernet Franc!

 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários necessitam de ser aprovados antes de serem publicados.